Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

AMI - Age, Muda, Integra

Cabo Verde - AMI ajuda a estancar dengue nas ilhas do Fogo e S. Nicolau

Press Release

 
Pouco mais de um mês depois da chegada a Cabo Verde, as duas equipas de emergência da AMI (Assistência Médica Internacional) regressaram a semana passada a território nacional com a satisfação do dever cumprido nas Ilhas do Fogo e São Nicolau. Em tempo recorde, a missão de emergência da ONG portuguesa ajudou a estancar nas duas ilhas a epidemia de dengue que no início de Novembro assolou o país, causando seis mortes e contagiando mais de 190 pessoas diariamente. Actualmente, a vida regressa à normalidade. “A situação de emergência na Ilha do Fogo está controlada” adianta Marta Gomes, coordenadora das equipes da emergência da AMI. “O surto já passou à fase de rescaldo”,  informa a responsável.
A AMI combateu a doença em duas frentes:  uma primeira na Ilha do Fogo, que contou com apoio da Ajuda Humanitária da União Europeia (DG ECHO) e do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), e uma segunda em S. Nicolau centrada na vertente preventiva e patrocinada pela PT.  No Fogo, onde a situação era mais preocupante, “a equipe da AMI chegou no pico do surto, quando o hospital local estava no limite de trabalho e organização”, recorda Marta Gomes. Chegada ao local, a ONG portuguesa rapidamente montou uma tenda para internamento e começou a tratar os casos mais graves. “Em termos de turnos, os membros da equipa trabalharam entre 10 a 12 horas sem parar”, recorda a chefe de missão da AMI.
Em S. Nicolau o trabalho desenvolvido pela equipa da ONG centrou-se no diagnóstico da situação local e em acções de prevenção, contribuindo para que o dengue não atingisse a ilha. Foram distribuídas redes mosquiteiras, t-shirts e panfletos numa campanha de sensibilização sem precedentes.
Para o sucesso das duas missões de emergência da AMI é de destacar o apoio essencial da ECHO, IPAD e PT bem como das autoridades locais. A AMI doou de acordo com as necessidades, a tenda de campanha, medicamentos e outros materiais de prevenção às equipes médicas e população de Cabo Verde.