Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

AMI - Age, Muda, Integra

Dia Mundial da Saúde: O desafio da grande pressão demográfica nos centros urbanos

Press Release

 

Celebra-se amanhã, dia 7 de Abril, o Dia Mundial da Saúde, este ano dedicado à urbanização.

A Organização Mundial da Saúde lembra que dentro de 30 anos praticamente toda a população estará situada em áreas urbanas aumentando assim os desafios de saúde relacionados com acesso a água, possível aumento de doenças infecto-contagiosas e crónicas, problemas de segurança e redistribuição de riqueza.

A Fundação AMI actua concretamente nesta problemática em várias frentes: por um lado, ao nível internacional, apoiando e implementando prioritariamente projectos de desenvolvimento que visem fixar as populações no interior dos países em desenvolvimento, evitando o êxodo rural. Por outro, e a nível nacional, privilegiando os projectos de (re)integração social das populações em risco nos grandes centros urbanos.

Dentro desta temática a AMI regista um aumento de 21,5% no apoio à população portuguesa mais carenciada, tendo ajudado directamente 9730 pessoas em 2009. Na área urbana da Grande Lisboa, este valor registou um aumento ainda mais significativo: 32%. Os Centros Porta Amiga das Olaias, Chelas, Almada e Cascais apoiaram só no ano passado 4430 pessoas.