Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

AMI - Age, Muda, Integra

Senegal: AMI inaugura hoje Centro de Saúde em Casamança

A Assistência Médica Internacional (AMI) inaugura hoje na província de Casamança, no Senegal, o Centro de Saúde de Katack. Orçamentada em 20 mil euros, a infra-estrutura situada perto da fronteira com a Gâmbia irá servir mais de 13 mil pessoas.

Recorde-se que desde 1982, o Movimento de Força Democrática de Casamança luta pela independência desta província do Sul do Senegal. Ainda no início desta semana, os separatistas envolveram-se em confrontos com o exército senegalês, reacendendo assim o clima de tensão e violência nesta região.

Refira-se que José Luis Nobre, administrador da AMI, viajou até Dakar, tendo optado por seguir por via marítima ate Ziguinshor, em detrimento do percurso anteriormente programado por terra, por razões de segurança. Chegou ontem ao destino, passando dois dias no mar seguidos de duas horas de percurso por terra ate Katack.

A construção deste centro de saúde insere-se no “Programa de Reforço do Processo de Paz em Curso”. Iniciado em 2005, este projecto da AMI pretende promover a melhoria das condições de acesso à saúde da população local. No âmbito deste mesmo programa, a AMI já financiou a construção do Centro de Saúde de Djignaky.

A AMI actua no Senegal desde 1996 financiando projectos de desenvolvimento, em parcerias com a ONG local APROSOR.