Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

AMI - Age, Muda, Integra

12º Prémio AMI - Jornalismo Contra a Indiferença entregue hoje em Lisboa

 

A cerimónia de entrega do 12º Prémio AMI – Jornalismo Contra a Indiferença realiza-se hoje, terça-feira dia 29, às 15h00, no Auditório do Metro do Alto dos Moinhos. O galardão será entregue pelo Dr. Augusto Athayde, presidente do Conselho de Administração do BES/Açores. O evento contará ainda com a presença do Dr. Fernando Nobre, presidente e fundador da AMI.

 

A jornalista da SIC, Cândida Pinto, foi a vencedora desta edição do Prémio, com a reportagem “Eu e os Meus Irmãos”. O trabalho, com imagem de Jorge Pelicano e edição de Ricardo Tenreiro, aborda a problemática da SIDA em Moçambique através do dia-a-dia de crianças que perderam os pais devido a esta doença. Calcula-se que só neste país, existam cerca de 600 mil crianças órfãs, vítimas desta tragédia.

 

Outros quatro trabalhos foram distinguidos com menções honrosas. Guilhermina Sousa, da TSF, pela peça “À Mesa com a Crise”; Micael Pereira, do Expresso, pelo conjunto de reportagens intitulado “Afeganistão - Uma Guerra Cada Vez mais Nossa”; Miriam Alves, da SIC, com o trabalho “A Palavra Autismo Não Quer Dizer Nada” e finalmente Rita Colaço, da Antena 1, com “Uganda – Os Três Mosqueteiros de Bulenga.

 

O júri desta edição foi constituído pelos vencedores do ano passado, Ana Catarina Santos (TSF) e Maria Joana Ramalhão (RTP); o representante do Grupo BES (patrocinador), Dr. Augusto Athayde, o presidente da Fundação AMI e do Júri, Dr. Fernando Nobre e ainda um Amigo da AMI, D. Maria Celeste Fonseca.

 

O Prémio AMI – Jornalismo Contra a Indiferença destina-se a destacar os trabalhos jornalísticos que, pela sua excepcional qualidade, representem um testemunho e uma contribuição válida para que a indiferença não permita cobrir com um manto de silêncio situações intoleráveis, do ponto de vista humano, social, económico ou outro, em qualquer parte do mundo.

 

O valor do prémio a atribuir ao vencedor é de 15 mil euros, montante oferecido pelo patrocinador. Todos os premiados receberão uma peça de escultura da autoria do escultor João Cutileiro e um diploma alusivo ao galardão.