Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

AMI - Age, Muda, Integra

AMI apresenta com FEANTSA Declaração Escrita sobre os sem-abrigo

 

Nos próximos dias 6 e 7 de Outubro de 2010, a Fundação AMI, representante nacional no Concelho Administrativo da FEANTSA - Federação Europeia das Organizações Nacionais que trabalham com Sem Abrigo - estará representada em Bruxelas pela Dra. Ana Martins, Directora do Departamento de Acção Social, numa acção de sensibilização junto de vários Membros Nacionais do Parlamento Europeu com o objectivo de reforçar a importância da assinatura da Declaração Escrita sobre uma estratégia da UE para o(a)s sem-abrigo 0061/2010 pelo maior número possível de Membros do Parlamento Europeu.

Nesta Declaração Escrita que será apresentada na primeira sessão plenária do Parlamento Europeu em Setembro (6-9 Setembro) e que caducará no dia 6 de Dezembro, é possível ler que «o problema dos sem-abrigo continua a afectar pessoas em todos os Estados-Membros da UE e representa uma violação inaceitável de direitos humanos fundamentais»

Em toda a Europa o fenómeno do(a)s sem-abrigo é reconhecido como um grave problema social não tendo sido, contudo, fácil colocá-lo na agenda política europeia. No entanto, têm sido dados alguns passos no sentido de dar uma dimensão estatística ao fenómeno, tentando ultrapassar o senso-comum da sua visualização. No Conselho Europeu de Lisboa (2002), os Estados-Membros da União Europeia aceitaram o desafio de lutar contra a pobreza e exclusão social. Passou então a considerar-se a importância de «Criar políticas que tenham como objectivo o acesso de cada pessoa a habitação decente e salubre, bem como aos serviços essenciais necessários, atendendo ao contexto local e a uma existência normal nessa habitação (electricidade, água, aquecimento)

Esta Declaração Escrita tem como objectivo principal reforçar e sensibilizar para a importância de existirem políticas sociais que permitam encarar este flagelo de forma objectiva.