Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

AMI - Age, Muda, Integra

AMI no “24h pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social”

No dia 6 de Outubro de 2010, a Fundação AMI vai promover juntamente com outras instituições de solidariedade social o evento “24h pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social” que terá como objectivo mobilizar e sensibilizar a sociedade civil para a problemática da pobreza e exclusão social enquanto violações de direitos fundamentais.

 

Esta iniciativa procura dar seguimento ao trabalho da AMI e outras organizações envolvidas na “Marcha Contra a Pobreza” realizada no dia 17 de Dezembro de 2009 em Lisboa e surge no contexto do Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social, integrando as actividades da Focus Week organizada pela European Anti-Poverty Network (Rede Europeia Anti-Pobreza) que pretende centralizar numa única semana acções de Lobby e sensibilização para a luta contra a pobreza em todos os Estados-membros da União Europeia.

 

Em Portugal, a Focus Week vai decorrer de 4 e 10 de Outubro, sendo que o “24Horas pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social” acontecerá entre as 0:00 e as 23:59 do dia 6 de Outubro simultaneamente em diversos pontos do país.

 

A participação da Fundação AMI terá expressão nacional na medida em que todos os seus Centros Sociais de norte a sul do país, passando pelas regiões autónomas dos Açores e Madeira, estarão envolvidos em eventos públicos, nomeadamente, acções de sensibilização, debates, exposições, espectáculos de rua, concertos, marchas e concentrações pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social. Para além da participação em acções públicas, cada Centro Social irá proporcionar aos seus utentes um conjunto de iniciativas internas que visem sensibilizar para este problema, assim como para os seus Direitos e Deveres enquanto cidadãos.

 

Das inúmeras iniciativas agendadas para o próximo dia 6, destaque para Concentração pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social, que irá juntar dezenas de beneficiários e voluntários da AMI no Largo Camões, em Lisboa, a partir das 18h00

 

No mesmo dia a Fundação AMI estará representada em Bruxelas pela Dra. Ana Martins (Directora do Departamento de Acção Social) que se irá reunir com a(o)s eurodeputada(o)s Ilda Figueiredo (PCP), Ana Gomes (PS), Miguel Portas (Bloco de Esquerda), Edite Estrela (PS) e Nuno Melo (CDS-PP). Esta reunião terá como objectivo sensibilizar o Parlamento Europeu para a assinatura da Declaração Escrita sobre a Estratégia da EU para os sem-abrigo.

A AMI promove esta acção na qualidade de representante nacional do concelho administrativo da FEANTSA (Federação Europeia das Associações Nacionais que Trabalham com Sem-abrigo).