Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

AMI - Age, Muda, Integra

Catástrofes naturais já provocaram mais de 600 mil mortos nos últimos 10 anos

Comemora-se amanhã, o Dia Internacional da Prevenção das Catástrofes Naturais. Uma data instituída pela Nações Unidas como forma de sensibilização e alerta no sentido de reduzir as vulnerabilidades e para aumentar a capacidade de resposta face à ocorrência de catástrofes. Nos últimos 10 anos, as catástrofes naturais fizeram mais de 600 mil mortos e afectaram mais de 2,4 biliões de pessoas, sobretudo nos países em desenvolvimento.


As alterações climáticas potenciam, em muito, este tipo de acontecimento e foi a pensar nisso que a AMI decidiu em Julho, deslocar-se ao Haiti, território no epicentro das Caraíbas, uma das zonas do Mundo mais afectadas por estes fenómenos. O objectivo foi a promoção de contactos para a implementação de uma missão de prevenção de catástrofes naturais neste país.


Actualmente, e no extremo Oriental do Continente Asiático, outra das regiões do globo mais punidas pela agressividade da Natureza, a AMI desenvolve duas missões de emergência, motivadas pela intensa destruição provocada por terramotos e tufões.


Na Indonésia, uma equipa médica presta há vários dias, cuidados numa clínica móvel às populações afectadas pelos sismos violentos que assolaram a ilha de Samatra há cerca de duas semanas.

Nas Filipinas, a equipa da AMI no terreno decidiu avançar com um projecto para apoiar 116 famílias indígenas. A AMI vai associar-se à Philippines Medical Association e a uma Missão Católica, para distribuir bens de primeira necessidade, prestar cuidados médicos e participar na reconstrução das aldeias destruídas na região de Luzon, cujas comunidades ficaram totalmente isoladas depois dos tufões e cheias da semana passada.
 
Relembre-se que, para fazer face a esta situação, a AMI lança uma Campanha de Emergência, destinada a angariar fundos para estes projectos que já custaram à AMI mais de 50.000 Euros.


Os donativos podem ser efectuados através de transferência bancária ou pelo Multibanco.


Multibanco: 20 909 909 909 909

NIB Conta emergência: 000700150040000000672


 

Departamento de Informação e Comunicação