Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

AMI - Age, Muda, Integra

Concurso “Liga-te aos Outros” já tem vencedores

 

 

No âmbito do Ano Europeu do Voluntariado, a Fundação AMI lançou um concurso de características inovadoras. “Liga-te aos Outros” tem como principal objectivo, incentivar os jovens (a frequentar o 7ºano de escolaridade ou mais) a abarcar actividades de voluntariado na sua comunidade em parceria com a sua escola e em parceria com empresas locais.

São estes jovens que constituem, em larga medida, uma faixa da população prioritária para a AMI, no que diz respeito à sensibilização para uma cidadania activa e para o respeito pelos Direitos Humanos e considerando que são importantes agentes de mudança, que devem ter um papel interventivo e pró-activo na sociedade. Daí, a AMI se ter proposto fornecer os meios necessários para que estes, com a sua criatividade,  articulassem e apresentassem propostas estruturadas e sustentáveis soluções para problemas locais identificados pelos proponentes, que implicassem sempre um envolvimento de voluntários.

A AMI seleccionou os três projectos mais consistentes e financiará os mesmos (no que diz respeito a custos com materiais, transportes e outros). A AMI pretendeu deste modo, participar de forma concreta não apenas no Ano Europeu do Voluntariado, mas também no Ano Internacional da Juventude, proclamado pelas Nações Unidas, estimulando os jovens para um maior envolvimento na sua comunidade e desenvolvendo a sua consciência social na detecção e resolução de problemas sociais ou ambientais.

Das dezenas de propostas recebidas, a AMI seleccionou três:

- “Criar Laços”, da Escola Secundária da Lousã, Coimbra, que irá fazer o acompanhamento social de idosos que vivem em contexto de solidão, através de visitas ao domicílio, realização de actividades lúdicas e outras que possibilitem a partilha de experiências e saberes e fomentem o convívio entre gerações. O projecto tem como parceiros a Unidade de Cuidados Continuados de Arouce, a Cáritas Diocesana de Coimbra e a Câmara Municipal da Lousã.

- “Ser Amigo”, da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Alembrança, Almada, pretende acompanhar e minimizar um caso de pobreza e exclusão social concreto, de que os alunos têm conhecimento e do qual são próximos, ajudando assim a diminuir a distância social existente para os mais pobres e envolver a comunidade educativa na redução de casos semelhantes.

- “Projecto de Voluntariado”, da Escola Básica dos 2º e 3º ciclos - Professor Armando Lucena, Malveira, irá também ele promover o contacto entre gerações, estimular os idosos fisicamente e proporcionar momentos de convívio e de formação básica na área da informática. Tem como entidade parceira o Centro de Dia do Posto de Assistência Social da Malveira.

No final da implementação dos mesmos (final do mês de Junho), alunos e professores envolvidos receberão um diploma de participação e as escolas dos três grupos, um prémio em material escolar.

A AMI espera que todos estes jovens permaneçam atentos e comprometidos, dispondo do seu tempo em favor de uma causa, sempre que ela servir para melhorar a comunidade em geral, e que vejam o voluntariado como uma actividade essencial à sua formação, em favor de quem o exerce e de quem dele beneficia.

Esta iniciativa teve o apoio do Barclaycard e terá nova edição em Setembro de 2011. Mais informações em www.ami.org.pt