Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

AMI - Age, Muda, Integra

Escolas de Mafra, Braga, Mindelo e Bragança vencem 3ª edição do concurso “Liga-te Aos Outros”



Já estão apurados os vencedores da 3ª edição do “Liga-Te Aos Outros”. Lançado pela AMI em 2011, o concurso dirigido a todos os jovens estudantes a partir do 7º ano visa estimular o voluntariado e desenvolver a consciência social na identificação e resolução de necessidades na comunidade local. A AMI selecciona os projectos mais inovadores, financiando a implementação dos mesmos em cerca de 90 por cento.

Os vencedores da 3ª edição do concurso “Liga-te Aos Outros”, que irão beneficiar de um financiamento total de 6.120 euros, são os seguintes: 

- “Um Mundo para Além do Meu”, da Escola Básica de Mafra, pretende a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, no contexto escolar.

 - “Sem Limites”, da Escola B/S Vieira de Araújo, Braga, irá dinamizar e envolver a comunidade numa aproximação e intervenção junto de famílias do concelho que vivem isoladas e sem condições básicas de saúde.

 - “Dar e Receber”, da Escola D. Pedro IV, Mindelo, visa recuperar a habitação de uma família da comunidade, que apresenta graves sinais de degradação.

 - “Animar Bragança”, da Escola B2/3 Paulo Quintela, Bragança, contempla uma dupla vertente: a ambiental, dinamizando actividades de limpeza nas margens do Rio Fervença e a social, organizando actividades culturais junto de idosos e crianças institucionalizadas, que participarão nos eventos promovidos junto do rio.

Mais uma vez, decidiu o júri financiar quatro projectos, dada a qualidade das propostas e, principalmente, o empenho dos jovens na detecção de situações junto das quais acreditam poder intervir. De salientar que os projectos apresentados a este concurso são totalmente pensados e desenvolvidos pelos jovens que frequentam o ensino secundário o que permite que sejam os próprios a encontrar uma solução para o problema, também por si detectado.

A Fundação AMI congratula-se, mais uma vez, com a criatividade espelhada nos projectos, a consciência social reflectida e o empenho e envolvimento que os jovens imprimem e disseminam na comunidade, envolvendo a escola, a família, as empresas e comércio local para a prossecução dos seus objectivos.

A Fundação AMI agradece ainda aos professores que se dedicam a ajudar estes jovens a sistematizar e estruturar os projectos a apresentar.

Foi precisamente com o objectivo de educar para uma cidadania activa, consciente e empreendedora que o Liga-te aos Outros foi criado, em 2011, tendo na 1ª e 2ª edições apoiado sete projectos, num valor superior a 10 mil euros.

A 3ª edição é co-financiada pelo Banco Popular, a EPSON e a Petrotec e conta com o Apoio Institucional do Ministério da Educação – Direcção-Geral da Educação.