Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

AMI - Age, Muda, Integra

Como transformar um problema numa solução

Um litro de óleo alimentar pode contaminar milhares de litros de água. No entanto, após reciclagem, os óleos alimentares usados podem ser transformados em biodiesel, fornecendo uma alternativa ecológica aos combustíveis fósseis e contribuindo ainda para reduzir as emissões de CO2. Com a vantagem adicional de, ao contrário do que por vezes acontece com o biodiesel de produção agrícola, esta forma de produção não implica a desflorestação ou a afetação de terrenos, nem concorre com o mercado da alimentação.

 

Desta forma, a AMI transforma um problema numa solução, angariando ainda fundos para os seus projetos sociais. Através da transformação destes óleos em biodiesel, os mais de 300 mil litros recolhidos ao longo do último ano, resultaram num financiamento de 15.000€, valor aplicado nos projetos sociais da AMI em Portugal e corresponde ao necessário para apoiar 10 jovens no projeto de prevenção da exclusão social.

 

Este projeto engloba a recolha em restaurantes, cantinas, hotéis, escolas, juntas de freguesia e empresas, que aderem contactando diretamente a instituição. A recolha pública de óleos alimentares usados também é possível nos municípios de Sintra e da Amadora, que se disponibilizaram para a colocação de oleões de rua.