Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

AMI - Age, Muda, Integra

Projeto Ecoética da AMI aposta na reflorestação

Amanhã, dia 23 de novembro, celebra-se o Dia da Floresta Autóctone, estabelecido para promover a importância da conservação das florestas nativas do Sul da Europa.

 

Ardem anualmente, em Portugal, cerca de 100 mil hectares de floresta. Volvida a época de incêndios as florestas portuguesas são esquecidas.

Para quebrar este ciclo, a AMI desenvolve através do projeto Ecoética ações de reflorestação em todo o território nacional, utilizando espécies autóctones mais resistentes ao fogo.

 

Esta iniciativa reabilita terrenos devolutos, ardidos ou degradados, localizados em todo o território nacional, em parceria com associações florestais e câmaras municipais e com o financiamento e envolvimento de empresas e de cidadãos, através da plantação de árvores autóctones e da promoção de ações de conservação diversas. Através da Ecoética já foram intervencionados 108.370 m2 de terrenos florestais.

 

O foco conservacionista do projeto incide essencialmente sobre as espécies arbóreas autóctones portuguesas e habitats associados. A participação das empresas e dos cidadãos é concretizada através do financiamento das intervenções florestais a partir de 0,50 €/m2. Os participantes recebem um certificado de participação, em que constam as coordenadas geográficas do terreno atribuído.