Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

AMI - Age, Muda, Integra

Ponta Delgada: Residência Social da AMI celebra dois anos

A Residência Social de Ponta Delgada, em São Miguel, Açores, celebra amanhã, dia 5, dois anos de existência. Inaugurada em 2011, esta infraestrutura da AMI já apoiou cerca de 800 pessoas.

 

A Residência Social é um espaço de acolhimento que funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano, que providencia apoio psicossocial, conforto, segurança e de proximidade. Com disponibilidade diária para 14 pessoas, a Residência proporciona sete quartos para acolher pessoas provenientes das ilhas dos Açores, que se tenham de deslocar aos serviços de saúde de Ponta Delgada/Ilha de São Miguel e se encontrem em situação de precariedade socioeconómica. Estas deslocações, por obrigarem a afastar as pessoas do seu ambiente social de origem, perdendo a retaguarda afetiva, podem configurar momentos dolorosos. A Residência Social da AMI pretende minorar estas situações, promovendo conforto físico e emocional, para além do apoio em outras dificuldades sentidas no processo.

 

Complementarmente, a Residência tem vindo igualmente a intervir em outros domínios, quer como resposta a solicitações diretas das pessoas e famílias residentes na comunidade, quer a pedido do Governo Regional, através do Instituto para o Desenvolvimento Social. Assim, a AMI tem colaborado com o Governo Regional, no âmbito do Programa FIOS, na sua vertente formativa, tendo até ao momento integrado cerca de 26 pessoas a beneficiar do Rendimento Social de Inserção e no âmbito do Programa Cantina Social, com o apoio na distribuição das refeições a cerca de 13 agregados familiares moradores da freguesia. Para além desta colaboração tem-se vindo a intervir em situações de emergência social através da entrega de bens alimentares, vestuário e produtos de higiene pessoal a cerca de 30 pessoas.