Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

AMI - Age, Muda, Integra

Conheça os vencedores do Linka-te aos Outros

linkate.jpg

Dirigido a alunos do 7º ao 12º ano, este prémio da AMI visa potenciar a consciência social da juventude, incentivando a criatividade e o voluntariado. “Costuras”, ”Emocionar`te”, ”A importância do voluntariado na Educação e na Cidadania Global” e “Ajudar para melhorar” são os quatro projectos vencedores da 6ª edição do Linka-te aos Outros. Os selecionados dividem um apoio de 3200 euros.

 

A Escola Profissional de Aveiro (EPA) apresentou dois projetos vencedores, ambos centrados no apoio a pessoas com necessidades especiais: “Costuras” e “Emocionar`te”. O primeiro pretende reunir brinquedos usados junto de várias entidades, e conferir-lhes uma nova vida, adaptando-os a crianças com necessidades educativas especiais. Ainda na EPA, o segundo projeto vencedor, “Emocionar`te”, visa a animação e promoção de competências junto de utentes com multideficiência em Oliveira do Bairro através da expressão plástica e artística.

 

Da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia chega-nos o projeto:  “A importância do voluntariado na Educação e na Cidadania Global”. A proposta tem como objetivo divulgar, incentivar e promover  a prática do voluntariado nas escolas da RAM (Região Autónoma da Madeira). A confeção e distribuição de refeições a pessoas em situação de sem-abrigo é uma das ações projetadas.

 

Finalmente, a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento rural de Marco de Canaveses apresentou o projeto “Ajudar para melhorar” que consiste em sinalizar e apoiar famílias e idosos desfavorecidos e excluídos socialmente, através da oferta de bens alimentares e outros produtos, transmissão de princípios de organização doméstica, cuidados básicos de saúde e limpeza.

 

Lançado em 2010 nas escolas de todo o país, o prémio “Linka-te aos Outros” já selecionou e financiou dezenas de projetos, com montantes de apoio superiores aos 20 mil euros. Do apoio a famílias carenciadas ao acompanhamento a idosos, os objetivos e ações dos estudantes têm gerado um impacto social importante. A AMI continuará a encorajar e a envolver os jovens nestas ações, pois acredita que são capazes de alterar realidades socialmente injustas e, simultaneamente, cativar outros para ações solidárias e socialmente transformadoras.