Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

AMI - Age, Muda, Integra

Joana Arez apresenta “Palavras & Pianos”

A Galeria AMIarte abre a programação 2014 no dia 1 de março com a exposição “Palavras & Pianos” de Joana Arez. A inauguração terá lugar no sábado, às 16h30, e conta com a participação especial do pianista José Rito. A exposição permanecerá patente ao público até 5 de abril, podendo se visitada de terça-feira a sábado, entre as 15h00 e as 20h00, na Rua da Lomba, n.º 153-159, em Campanhã.

 

Na opinião do diretor artístico, Sandro Resende, o suporte pictórico que Joana Arez nos mostra “consiste num comportamento feito de reflexos, ou seja, são capacidades inatas em vez de aprendidas. Através da repetição consistente desses elementos é possível a criação pela criação. É nessa liberdade que aparece o traço, solto mas condicionado, rebelde mas preso”. Acrescentando que “não é inerente a um olhar fugaz e não se presta a leituras é um dedo que aponta, não para os outros, mas aponta para si mesmo. E é dessa crítica interior que surge aquilo a que chamamos uma poesia visual”.

 

Quem também se pronuncia sobre o trabalho que Joana Arez selecionou para expor na Galeria da Fundação AMI, no Porto, é Paulo Morais-Alexandre. Para o professor e investigador de Arte e Cinema, “de tudo ressalta a criatividade, a forma original que dá às obras que expõe e que vão muito além do mero impacto visual das suas caligrafias. Efetivamente, tal como disse H.E. Davey: ‘Assim como a escrita se pode tornar caligrafia quando é criativa, cheia de técnica e realizada conscientemente, também todas as atividades podem ser tornadas arte. Neste caso, estamos a refletir sobre a própria vida como uma afirmação artística – a arte de viver’”. Concluindo que “é disso que trata a obra de Joana Arez: de Viver.”

 

Nota biográfica


Joana Arez nasceu em Lisboa em 1970 e formou-se em Design Gráfico em 1991 – IADE_CREATIVE UNIVERSITY. O seu percurso profissional, desde sempre ligado à Publicidade e absolutamente orientado para a Direção de Arte e a Direção Criativa (e Executiva), passou pelas agências: Publicis / Directora Criativa Executiva (2008/2011); Saatchi&Saatchi / Directora Criativa Executiva (1998/2006); TBWA / Directora de Arte (1995/1998); McCann / Directora de Arte (1991/1995).
Em 2011, apoiada e incentivada por alguns entusiastas e outros entendidos/ conhecedores do mundo das artes, acredita e investe no seu trabalho, enquanto artista plástica e expõe, pela primeira vez, as suas obras em público. Enquanto, em simultâneo, aposta no seu próprio Espaço WORK.INK_ART’ Joana Arez, na Fortaleza da Cidadela de Cascais.