AMI propõe aos pais que apoiem crianças com menos recursos
Inseridos nos Centros Porta Amiga, os Espaços de Prevenção à Exclusão Social (EPES) são instrumentos fundamentais para a prevenção activa da exclusão e da pobreza entre a população mais jovem. Estes espaços destinam-se a promover as competências pessoais e sociais, bem como a motivação e auto-estima de crianças e jovens entre os 6 e os 18 anos de idade, essenciais também à sua integração no meio escolar. Em 2011, as 90 crianças inscritas recebem lanche, apoio escolar e psicológico, fazem passeios durante as férias e tempos livres.
Como forma de garantir a sustentabilidade deste projecto e para apoiar as crianças carenciadas no seu percurso escolar, a AMI lança, no início de cada ano escolar, dois produtos com utilidade prática e uma iniciativa solidária.
Um dos produtos é o Kit Salva-Livros. Uma solução inovadora com uma importante cadeia de beneficiários e cuja mais-valia reside na possibilidade de proteger as capas dos livros escolares. O Kit dispensa o uso de tesouras e de colas, é de fácil e segura utilização por parte de crianças e até dos mais idosos.
Para além das empresas distribuidoras, a Campanha do Kit Salva Livros conta com os apoios da Handicap International, Young & Rubicam Redcell, Disney Channel, Codipor e DHL.
O segundo produto solidário é a Agenda Escolar, que nesta sua versão 2011/2012, tem como tema, a Alfabetização. A Agenda pretende estimular competências de auto-organização nos alunos, em especial do primeiro e segundo ciclo do ensino básico, secundário e mesmo superior. Esta inclui secções para o horário, dados pessoais, contactos, calendário escolar oficial, lista disciplinas/Professores, calendário de testes e avaliações, notas e plano anual.
A concepção da Agenda Escolar 2010/2011 só foi possível graças ao apoio da Companhia das Cores.
Os produtos solidários da AMI encontram-se à venda nas lojas Auchan, Staples, Continente (apenas Kit), FNAC (apenas Agenda), no site www.ami.org.pt e na sede da AMI.
Campanha Material Escolar AMI/Auchan
Depois dos últimos dois anos idêntica campanha ter conseguido angariar material escolar para 1639 jovens (2009) e 2713 (2010) jovens alunos com poucos recursos, a AMI e o Grupo Auchan vão doar novamente a 2642 crianças, mochilas novas contendo diverso material escolar.
Graças ao apelo do Grupo Auchan, através da sua campanha “JUNTOS AJUDAMOS MAIS CRIANÇAS A ESTUDAR” levada a cabo nas lojas Jumbo e o Pão de Açúcar e à generosidade dos seus clientes, conseguiu-se reunir este ano, entre 22 de Agosto a 4 de Setembro, mais de 34 mil euros. A este valor, soma-se a doação do próprio grupo Auchan que, no âmbito da sua política de responsabilidade social, se comprometeu a doar um valor equivalente ao conseguido através do contributo dos seus clientes. Assim, vai ser possível reunir material escolar no valor de 68 mil euros.
A esta acção de doação juntar-se-á também uma acção de voluntariado envolvendo uma equipa de voluntários da AMI e do Grupo Auchan que irá, no dia 17 de Setembro, distribuir material pelas mochilas. Cada uma das 2600 mochilas será devidamente apetrechada com o material essencial à vida diária de qualquer estudante. De blocos a marcadores, passando por canetas, réguas ou compassos.