Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

AMI - Age, Muda, Integra

Galeria AMIarte inaugura exposição «LE-HONOR», de André Graça Gomes

A partir do próximo dia 2 de Março, a Galeria AMIarte terá patente a exposição “LE-HONOR”, de André Graça Gomes. A inauguração está agendada para as 21h30, na Rua da Lomba, 153-159, no Porto, e contará, entre outras, com a presença do artista plástico.

 

André Graça Gomes licenciou-se em Artes Plásticas pela Escola de Arte e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) em 2008. Desde então tem vindo a desenvolver trabalho em várias áreas de expressão visual; cenografia para teatro, vídeo, pintura e desenho. Desde o final do curso tem vindo a expor os seus trabalhos regularmente. Paralelamente trabalha como colaborador para Nadir Afonso.

 

Sobre os desenhos deste autor, Nadir Afonso descreve-nos como “emergentes da complexificação dos traços do desenho que preenchem, uma vez que a harmonia da obra não está na perfeição das coisas mas nas leis que regem a sua composição.  A distinção entre a perfeição — qualidade física dos corpos — e a harmonia — qualidade geométrica dos espaços é essencial quando abordamos a obra de arte.

 

Quando os estetas falam de beleza, no sentido mais correcto do termo, referem-se indistintamente quer à nossa noção de perfeição quer à nossa noção de harmonia. Por isso não se poderia afirmar se, por exemplo, um retrato de mulher — que representa uma figura com um corpo deformado — é belo ou não é belo e isto porque ele pode ser ao mesmo tempo, harmonioso — as relações entre os espaços em si são determinadas por qualidades geométricas — e imperfeito — a disposição dos órgãos ou membros, tal como são aí representados. 

 

A representação dos corpos e seus derivados sentimentos, qualidades imanentes do objecto estão bem expressas nos desenhos de André. Esses atributos na sua diferente consistência reflectem-se na representação das figuras.”

 

A mostra poderá ser visitada gratuitamente de terça a sábado, das 15h00 às 20h00, até ao dia 31 de Março.