Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

AMI - Age, Muda, Integra

Dia Mundial da Água celebra-se hoje

Assinala-se hoje, 22 de Março, o Dia Mundial da Água, instituído pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, com o objectivo de chamar a atenção para a importância e para a escassez desse importante bem natural.

 

Esta data tem, em 2012, um significado mais especial. Afinal, há pouco mais de duas semanas, a UNICEF e OMS (Organização Mundial de Saúde) anunciavam que se tinha alcançado a meta do Objectivo de Desenvolvimento do Milénio (ODM) de reduzir para metade a proporção de pessoas sem acesso a água potável segura, adiantando que, entre 1990 e 2010, mais de dois mil milhões de pessoas passaram a ter acesso a fontes de água melhoradas, tais como abastecimento canalizado e poços protegidos.

 

No entanto, ainda se está longe de poder alcançar a meta ODM para o saneamento, e é improvável que se venha a conseguir atingi-lo até 2015. De facto, apenas 63% da população mundial tem agora acesso a saneamento melhorado, um número que se estima poder aumentar apenas para 67 % em 2015, muito abaixo dos 75 % previstos pelos ODM. Actualmente 2.5 mil milhões de pessoas continuam sem ter acesso a saneamento melhorado.

 

A AMI desenvolveu nas suas missões e nos microprojectos que apoiou ao longo de 2011, uma série de actividade e iniciativas que visaram precisamente a melhoria do acesso à água e das condições de saneamento das populações. De todos eles, cabe-nos destacar o realizado na Guiné-Bissau, porventura o mais importante nesta área dos realizados em 2011.

 

Tendo como entidade promotora e co-financiadora, a UNICEF, o projecto "Higiene em Acção " decorreu na Região Sanitária de Bolama entre os meses de Abril e Agosto de 2011 e teve como objectivo a melhoria das condições de saúde e de higiene das 2832 crianças da Região Sanitária de Bolama. Os resultados desta intervenção foram muito positivos, tendo-se verificado uma mudança nos hábitos de higiene que teve influência directa na melhoria dos indicadores de saúde da região.

 

Já em São Tomé, deu-se continuidade ao projecto de construção de latrinas, construídas pela Cruz Vermelha e a ECOFAC em colaboração com a AMI nas comunidades de Angolares, Dona Augusta e Monte Mário, que beneficiam directa ou indirectamente 226 famílias. Paralelamente, foram realizadas diversas acções de formação nas áreas do tratamento água e saneamento do meio.

 

Finalmente, nas Filipinas, a AMI desenvolveu um projecto de abastecimento de água à comunidade rural Damayan, na Província de Zambales, situada na ilha de Luzon, a norte do país. Por apenas 3650 euros, mais de 100 famílias (com quatro a cinco elementos por agregado familiar) passaram a ter acesso a água potável para consumo e para actividades agrícolas de subsistência. O projecto previu também captação, canalização e a construção de um reservatório de água.